Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre VEGAN, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

domingo, 13 de julho de 2008

Alimentos para vegetarianos




Em uma dieta vegetariana será que um produto vegetal como a bebida de soja, pode ser um produto a substituir nutricionalmente um produto de origem animal?



A chave para uma dieta vegetariana saudável, ou qualquer dieta, consiste em desfrutar de uma variedade de alimentos. Dado que nenhum alimento em particular fornece todos os nutrientes de que o seu corpo necessita, consumir uma grande variedade assegura que obterá os nutrientes necessários e outras substâncias que promovem uma boa saúde. Os alimentos de soja vem sendo cada vez mais usados por esses adeptos e muitos substituem o leite de vaca pela bebida de soja.
A bebida de soja, chamada abusivamente de “ leite de soja” quando comparado com o produto lácteo aromatizado com chocolate Danette, observa-se um teor de carboidratos, proteínas e gorduras totais menor, entretanto não apresenta valores tão discrepantes . A bebida de soja é menos energético, ou seja, possui menos calorias que o leite aromatizado “DANETTE, mas este valor também não fica tão abaixo. Além disso, observa-se também que tem-se vitaminas A, B6, B12, C, D, E e ácido fólico o que não está presente no leite comum .Uma outra vanteagem da bebida de soja é que não há lactose e nem colesterol.
Para os vegetarianos que eliminaram produtos lácteos de sua dieta, esta bebida pode assumir um papel de extrema importância pela qualidade de suas proteínas. E também por ser uma bebida alternativa para aqueles que são intolerantes à lactose.



7 comentários:

Beatriz Costa disse...

É muito importante esta equivalência entre valores nutricionais de produtos de origem diferente, o que dá uma alternativa a mais para pessoas com dietas restritas como vegetarianos.
O rótulo com descrição de tantas vitaminas, como é o do Ades, acaba vendendo mais "saúde" e conquistando consumidores que não necessariamente deveriam ingerir bebida de soja.

R* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
R* disse...

Acredito que a maior dificuldade para um vegetariano é a ingestão de aminoácidos (aa) essenciais que são obtidos com a ingestão de carnes.

Existe um cereal chamado "quinua" que tem sido mais divulgado agora e que possui 18 tipos de aa, sendo 10 deles aa essenciais. Além de vitaminas e minerais.

Esse link mostra a tabela nutricional da Quinua e uma tabela nutricional comparativa com outros alimentos.

http://www.quinuareal.com.br/valor.asp

Acredito que essa seria uma ótima opção para que as pessoas que adotam uma dita vegetariana não sofram de desnutrição.

Renata Cruz

Jacqueline Souza disse...

Os vegetarianos podem obter os aminoácidos essenciais de leguminosas, como o feijão e a ervilha. Mas esses alimentos são considerados alimentos de baixo valor biológico para proteínas, provavelmente a soja citada neste blog também não possui os aminoácidos essenciais em quantidades suficientes para suprir a ingesta diária recomendada. Portanto este talvez seja um exemplo de pessoas com defict proteico considerável para fazer uso de um suplemento de aminoácidos por insuficiência de obtenção em sua alimentação.

Luiz Eduardo disse...

Ficou faltando fazer uma tabela, com o teor de nutrientes do leite de vaca achocolatado (que em verdade não é bem leite, mas soro...) e com o teor da bebida de soja que mimetiza leite aromatizado. Aliás, deveria haver uma tabela comparando com bebidas de soja de, no mínimo, 3 ou 4 diferentes marcas. Mas tambem outra tabela observando variações entre os sabores de uma mesma marca. Sugiro fazer e postar.

Luiz Eduardo disse...

Ô... meus queridos... isto tem que ser um trabalho técnico-científico... E, portanto, não cabe esse "provavelmente" para o perfil de aminoácidos essencias da soja. E´ imperativo buscar essa informação na bibliografia, registrar no comentário e fazer a correlação técnica apropriada com o perfil das demais alternativas alimentares.

C.E.Maria Marina Pinto Silva disse...

É verdade que a alimentação que tem a base na soja,e a ingestão continua da isoflavona de soja acarretam mal funcionamento da tireoide?Um adolescente que queira aderir a opção ovolácteo pode prejudicar sua nutrição?